top of page

PRIMEIRO POST: MINHA HISTÓRIA

Oi gente!

Bem vindos ao blog Oh, Katarina!


Acho que você já sabe que a proposta do blog é falar sobre o mundo das “arts and crafts”, inspirar você e te mostrar tudo e todos que você não conhece sobre esse mundo! Mas espera só mais um pouquinho, porque no primeiríssimo post, resolvi contar a história do começo pra vocês entenderem tudo, então vamos lá: quando eu nasci...


Hehehe... tudo bem, não tão do começo assim! Vamos tentar outra vez!

Minha aventura pelo mundo do papel começou numa quente noite de setembro, em Belém do Pará (é minha cidade natal, mas não moro lá desde pequenininha!). Eu estava acompanhando a minha mãe numa cirurgia que ela foi fazer, e precisei ficar num quarto com ela por vários dias, cuidando dela até que se recuperasse. Pra me distrair comecei a procurar coisas na internet. Sempre fui uma pessoa muito visual, então o meu passatempo favorito era buscar imagens na rede. Eis que me deparei com um site chamado Pinterest, e eu digo a vocês, amigos, que esse foi um dos maiores achados da minha vida, além de eu considerar uma invenção tão importante quanto o chuveiro elétrico!


Surfei pelo Pinterest durante vários dias (o meu celular nem saia mais da tomada), e então fui encontrando muitas imagens sobre uma coisa nova pra mim, a encadernação manual, além de muuuuuuitas outras coisas que eu vou abordar nesse blog... mas vamos por partes, como Jack, o estripador. O negócio é que os cadernos feitos artesanalmente me chamaram muita atenção porque eu sempre fui louca por cadernos. Eu achava a coisa mais fascinante do mundo abrir um caderno novo e encontrar páginas em branco, sentir aquele cheiro de folhas nunca abertas... eu me sentia como um astrônomo olhando pro infinito do espaço sideral!

Como minhas buscas no Pinterest estavam tendendo muito para encadernação naqueles dias, uma hora pulou um anúncio na página, que dizia: CURSO DE ENCADERNAÇÃO MANUAL ARTÍSTICA. Imaginem a cena: Fiquei dooooida, alucinaaaada!!! Pulando pelo quarto igual um canguru que perdeu o filhote!


O anúncio era de um site chamado EDUK, e foi na época que eles fizeram uma promoção chamada Hora Premiada: durante uma hora por dia os preços dos cursos caiam de 250 reais para 99 reais cada um! Comecei a histeria do canguru de novo!!!


Consegui fazer minha mãe se sensibilizar com a minha situação e me emprestar um pouco do limite do cartão dela (e o meu noivo também! Rsrs) pra poder comprar todos os cursos que eu consegui! Foram cinco, e três eram de encadernação.

Até então nunca tinha ouvido falar das professoras daquele curso, que se chamavam As Papeleiras! Gostei de cara do nome, e lógico que esse foi o primeiro curso que assisti! Fiz maratona, acordada entrando pela madrugada durante as 14 horas de duração do curso, e de manhã estava como um zumbi, cheia de olheiras e dor de cabeça, mas pense numa pessoa filiz!!!


Nem preciso dizer que As Papeleiras, Vanessa Navarro e Tereza Pires, se tornaram as minhas heroínas! Elas faziam cada coisa linda, e explicavam tudo com tanta originalidade e clareza e criatividade e humor e descontração e alegria... enfim, entendeu né?! Imediatamente quis fazer tudo que consegui aprender das aulas delas! Alguns meses depois consegui juntar todo o material e ferramentas necessários e consegui fazer meu primeiro caderno! Ficou bem estranho, a costura não ficou reta, as folhas ficaram afofando por dentro onde dá o nó na linha, coloquei um fechamento meia boca, mas pra um teste ficou joinha! Pense numa pessoa filiz... de novo!

Meu primeiro caderno

meu primeiro caderno

Deixa eu dizer porque As Papeleiras eram fantásticas: tudo que elas faziam era lindo, mas não aquele tipo de lindo que você passa na frente um dia, acha legal e esquece no outro dia... não. Os cadernos que elas faziam eram muito diferentes, caprichados, modernos, tinham muito estilo, eram coisas que você não conseguia tirar da cabeça! Se você via um curso delas, não pensava em outra coisa enquanto não fizesse um caderno igual ao que elas ensinavam! Sabe aquela música chata que fica na nossa cabeça, e a gente fica cantando o dia todo? Mais ou menos isso, mas sem a parte da chatice.


Infelizmente, agora não existe mais As Papeleiras. Elas se separaram mais ou menos em abril de 2014, maaaaaaas, para nossa alegria, uma delas ainda continua trabalhando com encadernação, a Tereza Pires. Hoje ela ensina sozinha, ainda pelo site EDUK. Vou falar tudo sobre a Tê, como carinhosamente é chamada pela legião de fãs que ela arrasta Brasil afora, no post da próxima terça, como carinhosamente chamamos, a TERÇA DOS FAVORITOS. Esse já está ficando bem longo só com a minha história. Mas já tá pertinho do fim.

A essa altura do campeonato estava abrindo um studio de arquitetura com o meu noivo, Petter (vocês vão ouvir falar de vez em quando sobre ele aqui!). Nós dois somos formados em Arquitetura e Urbanismo, e a ideia inicial do studio era ele trabalhar com os projetos arquitetônicos, que ele gostava, e eu fazer os projetos de interiores e paisagismo, que eu gosto. Infelizmente a ideia não deu muito certo. Fizemos empréstimos, alugamos um local, mobiliamos e começamos a divulgar o studio... pra nada! Sério, não conseguimos arrumar um só clientezinho!


Eu já tinha entrado no mundo das manualidades, mas até então não era minha principal atividade. Porém, as pessoas começaram a me procurar por causa disso! Fazia scrapbook e encadernação, unia as duas coisas, e saíam trabalhos bem bacanas. Além disso fiz convites, lembrancinhas pra festas, cadernos, álbuns de fotografia e assinatura, plaquinhas de maternidade, calendários, caixas decoradas, flores, decoração de papel... acho que fiz de tudo um pouco! Hehehe...


Mas chegou um momento que tivemos que fechar o studio. Os trabalhos de papel não rendiam tanto assim, e não conseguimos sustentar o nosso espaço por mais de um ano. Ficamos bem chateados, porque lutamos muito para organizar tudo, e não tivemos quase nenhum retorno.

Maaaaas, quando uma porta se fecha, uma janela se abre! Nessa época, meu padrasto teve que ir morar em Belo Horizonte por um ano, pra concluir o doutorado pela UFMG. Ele locou um apartamento com uma ótima localização, e teve que mobiliar tudo pra conseguir ficar confortavelmente instalado. No fim do ano de 2015, a surpresa: ele nos convidou pra vir morar em BH, e ficar com o apartamento e a mobília. Ele teria um dor de cabeça imensa tendo que vender tudo pra voltar pra nossa cidade, e nós queríamos muito sair de lá (morávamos em Macapá, capital do Amapá! Mas era capital só no nome, porque parecia mesmo era interior). Então, agarramos essa oportunidade com unhas, dentes, braços e pernas, e viemos!


Estamos morando em terras mineiras desde o começo de janeiro, com nada além de algumas economias que conseguimos juntar pra ficar até maio, e pedindo a Deus que consigamos algo que nos sustente aqui! Comecei a focar só em encadernação desde cheguei, e por encontrar muitos materiais que não encontrava na minha cidade anterior, tenho feito muitas coisas diferentes, testado, criado, imaginado e viajado muito para fazer meus cadernos!


Hoje abri o blog, e logo depois vem a nossa loja virtual! Esperamos que as pessoas gostem dos nossos produtos, que tenhamos o retorno que esperamos e que seja um sucesso! Não temos nada além de esperanças de que tudo vai dar certo, e será ainda melhor do que imaginamos!

Bom, a história acabou, mas ao mesmo tempo não acabou! A cada nova conquista, vamos continuar a conta-la aqui no blog. Eu espero que você queira fazer parte dessa história com a gente! Ah, e desculpem por ela ser tão longa! Já perceberam que eu escrevo muito, né? Eu me empolgo! Rs...


Beijo Beijo!

categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page