top of page

DIY: CACTO DE TECIDO PARA ALFINETE

Oi gente!


Nessa primeiríssima SEGUNDA DO TUTORIAL, vou mostrar pra vocês o passo a passo que usei pra fazer o meu alfineteiro de cactus. Na verdade eu não uso pra guardar alfinetes, e sim as agulhas que eu uso pra fazer meus cadernos. Mas você também pode fazer um cactus de tecido só pra decorar, ou pra ter em casa uma coleção de cactus que não precisa regar!


MEU CACTUS PARA AGULHAS


Escolhi o alfineteiro de cactus pro primeiro post de tutorial porque foi literalmente a primeira coisa de DIY que eu fiz quando abri meu studio e comecei a trabalhar com produtos manuais. Eu queria uma coisa fácil de fazer, prática pra escolher minhas agulhas rápido, e bonitinha e fofinha ao mesmo tempo, então fui remexer no Pinterest e achei esse passo-a-passo.


O meu não saiu muuuuito perfeito não. Fiz com um pedaço de um vestido que sacrifiquei por uma boa causa, daquelas malhas gostosas que esticam. Eu guardo agulhas de vários tamanhos e espessuras, por isso o tecido que estica! No final ficou meio torto e esquisito (rs) mas atendeu minhas necessidades, e hoje eu amo ele! É uma das coisas favoritas feitas por mim que tenho no meu studio! Mas então, chega de blá blá blá, e mãos à obra!

passo a passo de cactus para alfinete

PASSO A PASSO DE CACTUS QUE usei pra fazer o meu

Essa imagem não explica com palavras, e sim com fotos. Mas dá pra entender não é? Já que ele não especifica os materiais usados, você pode tentar do jeito que você quiser. O meu saiu um pouco diferente desse porque usei um ponto de costura diferente, com uma linha de lã não tão grossa.


DETALHE DA COSTURA DO MEU CACTUS


Além desse modelo, há muitos outros diferentes! As pessoas viajam ao criar vários formatos pra fazer esse alfineteiro, afinal é uma coisa muito fofa, decorativa e prática não é?


Existem por exemplo os cactus de crochê! Esse eu recomendo pra agulhas mais grossas. Se forem finas, talvez elas se percam dentro do cactus se afundar muito. Se você souber crochetar, fica muito fácil.


várias espécies de cactos de crochê

FIQUEI FASCINADA COM AS VÁRIAS ESPÉCIES DE CACTUS DE CROCHÊ DESSA FOTO!

Tem também os cactus feitos com tecido de algodão estampado, que ficam muito fófis! É melhor que esses sejam usados para agulhas mais finas. As grossas vão deixando buracos grandes à medida que vão passando pelo tecido.



cactos de tecido estampado

CACTUS DE TECIDO COM ESTAMPAS DIFERENTES


Tem até cactus de feltro! Ficam muito gracinha também! Mais usados também pra agulhas finas, as grossas não passam muito bem pela fibra do feltro. Uma dica: procure o feltro mais fino que você encontrar, senão você terá dificuldade de costurar.


cactos de feltro

CACTUS DE FELTRO, MEUS PREFERIDOS!

Mais dicas: - Use tesouras com formato de picote pra recortar o tecido e deixar as emendas mais pontudinhas.

- Se você souber costurar na máquina, pode fazer uso dela também! Os pontos ficam mais perfeitinhos.

- Muitos modelos tem uma florzinha em cima do cactus. Você pode comprar miniflorzinhas de tecido em armarinhos pra enfeitar o seu, se não quiser (ou não conseguir) fazê-las a mão.

- Use vários tons de verde para fazer vários formatos de cactus diferentes, e coloque todos num vasinho com pedrinhas ou areia grossa (limpa né gente? Pelamordideus, não coloque pedra e areia suja no seu trabalho!). No final você tem um mini terrário de cactus de pano!

Pra terminar, vou deixar um vídeo aqui embaixo ensinando um modelo de cactus de feltro! A Natalia, a mocinha que ensina o passo a passo, é dinamarquesa, super simpática e tem um canal de tutoriais de DIY’s bem legal no You Tube. Ela é daquelas almas que adoram ensinar as pessoas a criarem, tipo eu! A Natalia sempre fala em inglês, mas é bem fácil de entender se você prestar atenção no que ela faz. Esse cactus que ela ensina é bem mais elaborado, com vaso de cerâmica e tudo que merece! Fica um arraso!

Espero que tenham gostado das ideias! No nosso perfil do Pinterest tem mais um monte de fotos lindas de cactus de tecido! Dá uma olhadinha! Aliás, todas as fotos que eu usei nesse post são do Pinterest, menos as do meu próprio cactus! Vocês sabem que eu morro de amor eternamente por esse site né gente? Expliquei porque no meu primeiro post, se você não lembra... ou não leu.

Ah, e se você fizer um alfineteiro de cactos, eu vou adorar ver! Manda uma foto, ou me marque no Instagram com a hashtag #ohkatarinaolhaoqueeufiz.

Até o próximo tutorial gente!

Beijo Beijo!

categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page