top of page

A TEREZA PIRES QUE NINGUÉM CONHECE

Oi gente!

Hoje vou contar a história da encadernadora brasileira super famosa Tereza Pires, minha musa inspiradora, a pessoa que deu o empurrãozinho pra que eu escolhesse os caminhos que estou trilhando hoje e mudasse o rumo da minha vida, mesmo que ela nem tenha ideia disso.


Tem várias coisas pela internet sobre a Tereza. Muitas alunas, amigas e parceiras artesãs já fizeram entrevistas com ela, e ela tinha um blog das Papeleiras junto com as ex-sócias Suzana Guerra e Vanessa Navarro, onde ela já falou muitas coisas sobre como tudo começou. Porém, eu queria outro ponto de vista, um olhar mais de dentro, conhecer a Tereza que a maioria não conhece. Então, eu consegui (ai que emoção!) o número da Tereza! Desculpa aí tá? Quem é que tem o número de uma pessoa famosa na sua agenda? (beijinho no ombro)


Começamos a trocar mensagens, conversamos muito nas últimas semanas e fiz várias perguntas que estava curiosa pra saber, coisas boas, coisas ótimas e coisas ruins. Ela é a pessoa mais acessível do mundo, e respondeu as minhas perguntas com toda a educação e sinceridade! O que vou escrever aqui são as impressões que tive de nossas conversas. Então, lá vai!


Como todos já sabem, a Tereza é louca por papel desde pequenininha! Nisso nós duas somos bem parecidas. Ela adorava canetinha, papel, caderno, lápis de cor... e essa paixão por criar com papel fez com que ela escolhesse estudar Design Industrial, pra um dia trabalhar criando brinquedos educativos! Isso mesmo! Nada a ver com o que ela faz hoje né?


Depois de 5 anos de formada, quando ela já dava aula pra um curso de moda, uma colega que estudou junto com ela falou sobre um curso de extensão da UNB, que ensinaria a fazer manualmente um diário artístico, criado pelo mundialmente famoso designer gráfico Renato Alarcão. A Suzana Guerra, a colega da Tê, tinha um compromisso e não podia fazer o curso, então a Tê foi! Era pra aprender a fazer alguma coisa de papel, a Tê tava dentro!


Quem ia ministrar o curso era a pintora e tradutora Helena Jansen, que estava reproduzindo o curso do Renato Alarcão para fazer o diário exatamente nos moldes que ele criou. Era um processo mais artístico e minucioso, não focava só na parte de encadernação, era um caderno que tinha direito até a pintar as páginas e rasgar as folhas (olha que máximo!)! Mas a Tereza gostou mesmo foi da hora de costurar tudo num só caderno! Imaginam como ela saiu do curso, né? Pense numa pessoa filiz!

“E foi assim, uma paixão maluca, Jessica! Eu não sei o que aconteceu comigo, assim... Hoje eu tenho certeza que foi um marco na minha vida! Foi um domingo MUITO importante. Eu saí de lá MUITO feliz com o meu caderno, o primeiro caderno que eu fiz. Eu tenho ele até hoje, e ele significou muito pra mim, sabe?”

PRIMEIRO CADERNO DA TÊ

Óbvio que depois disso ela passou o resto da noite e madrugada de domingo pra segunda sem dormir, pesquisando sobre os encadernadores que havia no Brasil, que naquela época não eram muitos, e é claro encadernando! Como eu fiz devorando o primeiro curso dela, foi pá pum! As pessoas criativas tem isso de passar a madrugada criando, né? O que será que existe nas madrugadas que atrai tanto a gente? Nesse momento, como ela mesmo diz, o bichinho da encadernação não soltou mais, e ela mergulhou nesse mundo de cabeça.


Tereza ensinou tudo que ela aprendeu pra Suzana, e elas ficaram super animadas. Começaram a mostrar o caderno pras pessoas, e aí pronto! Todo mundo quis! No curso de moda onde a Tereza dava aula, todo mundo ficou doido quando viu o caderno, e dessa tinha que sair uma oficina! Pronto! Foi assim que a Tereza começou a ensinar a encadernar!


Suzana com Tereza começaram a fazer cadernos pra amigos, pra elas mesmas, pra pessoas desconhecidas que adoravam quando viam os cadernos, até que elas perceberam que isso poderia muito bem virar um negócio! Afinal, estava fazendo muito sucesso, tinha uma demanda absurda, e elas viram uma oportunidade de empreender!

Achei bem interessante essa parte da história, porque não foi ela que procurou a profissão de encadernadora... a encadernação é que achou ela! Outra coisa bem importante que vale ressaltar: as duas foram muito corajosas ao abrirem um negócio assim, pra vender coisas que ninguém nunca tinha ouvido falar. Nessa época, ninguém sabia o que era encadernação manual artística! Mas acho que no fim das contas, foi por isso que deu certo!


Isso aconteceu em julho de 2009, só um mês depois de a Tê ter feito o primeiro caderno, olha que mulher intensa! Suzana e Tereza começaram a ficar cada vez mais cheias de encomendas, começaram a ensinar juntas e foi daí pra melhor! Logo depois disso, a Vanessa Navarro, colega de trabalho da Suzana, chegou pra papelar também!


“Vanessa participou de oficinas das papeleiras, comprou as ferramentas para encadernação manual e se empolgou! A amizade se estreitou, e agora as papeleiras são três.”

Trecho retirado do blog As Papeleiras

Alguns meses depois, Suzana virou mamãe, e teve que desistir das Papeleiras pra poder se dedicar a criar seu filhote. Mas Tê e Van seguiram encadernando, e o céu era o limite pras duas “baixinhas pretensiosas” de Brasília (palavras delas)! :D


Daí vocês já sabem né? Sucesso em Brasília, dando cursos, workshops, oficinas, feiras, viajando para ensinar, aparecendo na tv, em revistas, internet, fazendo cada vez mais alunas/fãs se apaixonarem pelo trabalho delas.


Porém, toda história tem seu momento nublado! É claro, é inevitável acontecer com pessoas empreendedoras montando um negócio inovador e original. A Tereza me falou que passou por algumas pedras no caminho também. Uma delas foi a decisão de sair do emprego em uma editora, onde ganhava bem. Aconteceu assim: a Tereza ensaiou essa saída durante um ano, até que houve a mudança da sua jornada de trabalho diária de 6 pra 8 horas. Logo depois, As Papeleiras deixaram o ateliê pequeno onde se “escondiam” e abriram uma loja de verdade, com vitrine, cobogó colorido e tudo. E uma loja tem que ter horário pra ficar aberta e todas as preocupações e demandas que esse tipo de empreendimento requer. Essa foi a hora em que a Tê mais sentiu vontade de deixar o emprego. Então, o pai da Tereza disse que a ajudaria, porque se ela não saísse do emprego, ela poderia se arrepender pelo resto da vida. Olha que pai mais maravilhoso gente! Ela saiu do emprego, começou a ganhar metade do que ela ganhava antes, e ficou o triplo de feliz trabalhando só com encadernação! Até hoje ela acha que foi a melhor decisão que ela já tomou! Hoje o pai da Tereza tem Alzheimer, e talvez não consiga nem se lembrar do quanto ajudou a filha, nem saiba como foi fundamental pra ela estar onde está hoje. Mesmo assim ela é e sempre será eternamente grata a esse paizão por tudo que ele fez!


Tempos depois apareceu um convite do site EDUK, de cursos online. Não deu outra: sucesso no Brasil inteiro, ensinando online a criar cadernos pra todo mundo desse brasilzão que quisesse papelar com elas!


Um detalhe nessa história que eu não conhecia: no começo elas resistiram muito a aceitar o convite da EDUK para ensinar pela internet. Elas achavam que as pessoas não conseguiriam aprender sem fazer junto, passar a cola com CMC, cortar o papelão pra fazer um box rebaixado, sentir o tecido ali na prática. Mas depois de muita insistência (valeu EDUK!), a Vanessa virou pra Tereza e disse: “Você sabe que isso pode ser um tiro no pé, né?”, e a Tereza: “É, eu sei!”, e a Vanessa: “dito isso, vamo lá tentar!”. Tentaram e deu mais do que certo!


Agradeço imensamente a Vanessa Navarro por ter tido coragem de tentar algo novo, pois sem essa decisão nós, encadernadores do Brasil, nunca teríamos tido a oportunidade de aprender tanto com essas duas! Agradeço também à Suzana Guerra, que pediu á Tereza para fazer o curso lá no comecinho e incentivou a amiga a aprender algo novo! Sem essas duas na vida da Tê, nada teria acontecido.


PÁGINA DO PRIMEIRO CADERNO DA TÊ... FOTO LINDA NÉ?


“Eu acho que a vida se faz muito com quem você se conecta, e se eu tivesse sozinha desde o início, eu não ia ter trilhado esse caminho. Ninguém faz nada sozinho, e como é importante o outro pra somar qualidades pra você!”


Então era aquilo! Tê e Van vivendo As Papeleiras em tempo integral, fazendo sucesso, crescendo cada vez mais, dando um curso atrás do outro pela internet e alcançando mais e mais pessoas, ensinando, inspirando e ajudando muita gente Brasil afora. Só que o negócio foi crescendo tanto que já estava ficando insustentável o modelo da empresa como estava. Elas então sentaram pra conversar, mas perceberam ali que o que as duas queriam para o futuro das Papeleiras não era a mesma coisa.


"A gente acabou percebendo que a gente queria coisas diferentes... A gente não queria que As Papeleiras virasse uma coisa que as duas não quisessem,né?”


Fica aqui o link pra você ler o Adeus das Papeleiras, o último post que fizeram no blog delas.

Tereza queria continuar fazendo encadernação com uma empresa menor, que ela mesmo pudesse gerir, então começou a trabalhar na marca “Tê Pires”. Continuou fazendo cursos para a EDUK, criou modelos novos de cadernos, costuras novas, com materiais e conceitos novos, e ficou bem feliz com o rumo que as coisas estavam tomando. Não satisfeita, abriu ainda uma lojinha virtual de carimbos, que são as coisa maaaais lindaaaas! Um dia ainda vou fazer a festa na lojinha da Tê! :D


A Tê ama o que faz! O fato de o designer ser um “solucionador de problemas” e “realizador de ideias” é o maior desafio e uma grande motivação pra ela! Acho isso lindo!


“O legal de ser designer, de ter minha profissão, é que ela me dá muitas possibilidades, e eu posso fazer o que eu quiser, a verdade é essa.”


Em agosto de 2015, iniciou-se uma nova fase na via da Tê: ela virou mamãe! Tom chegou lindo, feliz, uma fofura que todas as fãs da Tê adoraram curtir. Ela então “se deu” licença maternidade, e parou de trabalhar por um tempinho pra cuidar do filhote. Hoje ela já está trabalhando de novo (devagarzinho, mas está), vivendo as dores e as delícias de ser mãe, e já deu curso na EDUK esse ano! Ela também abriu um blog, onde fala tudo sobre ser mãe, pensamentos e sentimentos que compartilha com quem quiser , e também está sempre interagindo com a gente pela página dela no facebook.


TÊ COM TOM! :D


Tê, quando você ler isso, espero que saiba o quanto você tocou as vidas dos seus alunos e fãs, e o quanto você nos inspira e alegra, e como é importante pra cada um de nós. Acredito que falo por todos quando digo que você é uma pessoa maravilhosa e inesquecível, daquele jeito que não passa imperceptivelmente pela vida de ninguém, pelo contrário, sempre deixa uma coisa boa. No meu caso, foi uma sementinha que cresceu e me ajudou a tomar decisões importantes na minha vida e pro meu futuro. Sem você, acredito que eu não teria ousado fazer muitas coisas que fiz, não teria realizado alguns sonhos e nem teria conseguido descobrir quem eu sou e me encontrar em mim mesma. Sem nem saber que eu existia, você apareceu e marcou minha jornada no momento em que eu mais precisava de luz e respostas, e sou tremendamente grata a tudo que você é e faz. O mundo não seria o mesmo sem você! Lhe desejo cada vez mais sucesso, e tudo de melhor que existe pra você e sua família linda!


Fico por aqui hoje, gente... sem nem conseguir enxergar mais o teclado direito com tantas lágrimas! Um segredo: sou chorona! rsrsrs


Beijo beijo!



categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page