top of page

DIY: CESTO DE CORDA

Oi Gente!


Vamos aprender a fazer um cesto de corda? Fica super fófis, e é muito pratico e fácil de fazer. Tem muitos modelos, muitos jeitos de fazer, e eu vou mostrar vários deles aqui! Eu fiz o meu... ia ser uma lixeirinha, mas ficou tão lindo que eu coloquei no meu studio pra guardar meus fios e cordões. Olha:

MEU CESTINHO DE CORDA DE ALGODÃO

De novo, como o meu cactus para alfinetes, não ficou muuuuuito perfeito... tá meio torto, mas eu achei muito mais bonito tortinho assim! Tenho um pouco de aversão à perfeição quando tem a ver com coisas de fazer à mão, sabe? Então, olha o passo a passo que usei pra fazer o meu!


PICTORIAL QUE EU USEI PRA FAZER O MEU CESTO

Diferente desse, eu não usei a linha pra cobrir algumas partes da corda. Essa linha pode servir tanto pra decorar quanto pra juntar duas fileiras de corda. Se você usar a cola, não precisa necessariamente juntar as fileiras com a linha. Foi isso que eu fiz.


Pra fazer a minha usei corda de algodão e cola de tecido. Se você comprar cola de tecido, é muito importante que a corda seja de algodão, pois ela vai colar bem melhor. Se você comprar uma corda de outro material, como poliéster, sisal, etc... vai precisar de outro tipo de cola. Pode ser a cola instantânea (que é um pouquinho mais cara, e é aí que o tamanho do cesto influencia, pois quanto maior o cesto, mais cola você vai precisar) ou a cola quente (eu detesto trabalhar com cola quente! Sempre me queimo, a cola fica derretendo no bico e estraga, e tem aqueles fiozinhos chatos que ficam esticando quando você afasta a pistola... só uso cola quente quando é extremamente necessário).


Outra coisa: o tipo e a espessura da corda também influencia no resultado final. Quando fui procurar a corda, só achava modelos mais frágeis, com fios trançados meio frouxos, e branco! Não queria branco porque suja logo, e queria uma corda mais durinha e resistente. Aqui em BH, achei em uma loja que vende couro, fivelas, e corda (tipo uma loja de produtos para sapateiro) na Rua Guarani, o paraíso pra quem faz artesanato (quem tiver interesse, pode me perguntar qual foi exatamente a loja, que eu passo o nome certinho).


Dá pra fazer cestos de qualquer formato... quadrado, cilíndrico, retangular, oval... é só usar a técnica do passo a passo lá em cima sobre uma base de algo no formato que você quer! Depois você retira a base e o cesto fica bem perfeitinho. Olha esse outro modelo:


PICTORIAL DE CESTO COM BASE DE VASILHAME DE LATA PRA MOLDAGEM

Mas se você não quiser fazer um igual a esse, olha só quantos modelos legais que eu achei pra você se inspirar!


PICTORIAL DE FRUTEIRA DE CORDA DE SISAL


Essa cestinha foi feita com sisal. Ficou bem rústica e perfeita para colocar frutas na mesa da sala. Recomendo usar o sisal para guardar coisas que podem manchar e sujar a corda, como frutas, sapatos, produtos de limpeza, lixo seco, etc...


AMOR À PRIMEIRA VISTA POR ESSE CESTINHO DE CROCHÊ DE CORDA

Gente, olha que coisa mais fófis esse cestinho de crochê! Dá pra usar cordinha mais fina de algodão ou poliéster, lã grossa, sisal fino, barbante... Enfim! Se você quiser pegar o fio do telefone pra crochetar um cesto, vai ficar lindo do mesmo jeito!


VÁRIOS JEITOS DE COLORIR OU TINGIR A CORDA

Quer dar uma colorida! Olha só quantos jeitos diferentes de pintar o seu cesto de corda! O meu preferido é o da melancia! :D

MELHOR JEITO PARA TINGIR CORDA DE ALGODÃO

Pra fazer com cordas já coloridas antes de começar a montagem do cesto, você pode tingir a corda com água e tinta pra tecido. Deixa de molho uns minutos depois espera secar.


Se você quiser, pode colocar uma alcinha no cesto também. Ela pode ser de couro, tecido, corda de outra cor...


VÁRIOS JEITOS DE COLOCAR ALÇAS NO SEU CESTO


Ou você pode fazer uma alça com o próprio acabamento no final da corda. É só deixar uma alcinha e prender com linha. Nessa parte, recomendo que use mesmo a linha, pois só a cola pode não segurar se você for levantar o cesto com algo pesado dentro.


ALÇA FEITA COM O PRÓPRIO ACABAMENTO DA PONTA DA CORDA

Se você quiser deixar o seu cestinho bem forte sem investir numa corda mais resistente (que é mais cara), pode fazer o “esqueleto” dele com uma lixeira de plástico, daquelas bem baratinhas e feinhas que encontramos nessas lojas onde vende tudo de plástico. Nesse caso, você começa da parte de cima da lixeira, e vai colando a corda no plástico com cola quente até o pé. Fica bem bacana também.


CESTINHO COM ESTRUTURA DE LIXEIRA DE PLÁSTICO

Outro jeito super diferente de fazer um cestinho é usar laços e nós de marinheiro pra trançar e estruturar a corda. Olha só!


CESTO FEITO COM TÉCNICA DE NÓ DE MARINHEIRO

(QUE EU NÃO SEI O NOME, MAS QUEM SOUBER DEIXA NOS COMENTÁRIOS!)

E pra terminar esse post, deixo pra você essas outras ideias!


CESTOS COM TAMPA TAMBÉM FEITAS DE CORDA, SUPER PRÁTICOS


BAÚ DE CORDA DE ALGODÃO! QUE GRACINHA!!!

DÁ PRA MISTURAR UM MONTE DE TÉCNICAS DE TECELAGEM, COMO NESSA FOTO

Olha só, achei esse vídeo que ensina a fazer esses cestinhos na máquina de costura! Demora bem menos, então se você tiver uma máquina em casa, faz uma tentativa!

Quanta ideia legal, né? Cestos de corda são maravilhosos para decorar e guardar muita coisa! Você pode fazer cestos para guardar os brinquedos dos filhos; porta pincéis, maquiagem, ou lápis e canetas; bowls para bijuteria, chaves da casa e outras miudezas; dá pra usar como porta talheres na mesa em dia de almoço com a família; vasinhos de plantas; pode colocar no hall de entrada para colocar guarda chuvas e sandálias, e na sala pra guardar almofadas e mantas do sofá; podem ser lixeiros ou cestos de roupas; Enfim... já percebeu como um simples cestinho de corda pode ser versátil, né?


Todas as fotos que eu coloquei nesse post, fora as do meu próprio cestinho, eu consegui no Pinterest! Estão todas no nosso mural “Tutoriais e DIY’s”, então se você quiser entrar nos sites onde as imagens estão originalmente, vai lá no nosso Pinterest.


Espero que tenha gostado desse post. Comenta aqui embaixo se foi útil pra você, se gostou das ideias... e se você fizer o seu próprio cesto, manda a foto, ou marca a gente no Instagram com a hashtag #ohkatarinaolhaoqueeufiz. Vou adorar ver!


Beijo beijo!


categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page