top of page

Conheça Helen Musselwhite

Oi Gente!


Hoje é dia de falar de uma das maiores artistas desse mundo (pelo menos eu acho!): a Helen Musselwhite (caso você esteja na dúvida, a pronúncia é mâ-sse-uai-te). Ela faz esculturas de papel sensacionais, paisagens e mundos inteiros, incrivelmente recortados todos à mão!


Conheci essa artista pelo Pinterest, e quando vi a primeira foto do trabalho dela, virei fã imediatamente! Comecei a cavucar desesperada atrás de mais coisas dela, e não consegui esquecer a perfeição das esculturas lindas que ela já criou. Olha só:


A Helen começou no mundo artístico quando ainda era criança, mas de um jeito inusitado: no natal, ela recebia aqueles estojos enormes cheios de canetinhas coloridas. Ela então atirava todas as canetas no chão e rearrumava no estojo, sempre começando pelo preto que é a cor favorita dela, e passando por todo o espectro de cores até que todas estivessem devidamente guardadas. Eu adorei essa parte da história dela, porque eu fazia exatamente a mesma coisa quando era criança! :D


O amor dela pela arte continuou durante todo o período escolar, então era natural que ela escolhesse um curso voltado às artes na Universidade. Ela estudou design gráfico e ilustração, e depois trabalhou com papel maché, mobiliário decorativo, design de jóias e pintura, até que o mundo do papel se abriu pra ela.


"Eu faço esculturas de papel. Pequenos mundos dentro de caixas e molduras e redomas. Eu coloco o papel em camadas para criar pequenas cenas de florestas e clareiras, com um monte de cervos e raposas e coelhos... coisas assim. E casinhas também. Casinhas onde eu gostaria de morar, na realidade. É isso que eu faço: pequenos mundos perfeitos nos quais eu gostaria de entrar."

Desde então ela se dedica a fazer paisagens lindas e detalhadíssimas, com várias cores, texturas e gramaturas de papel. A maior inspiração pra Helen é o lugar onde ela mora na Inglaterra, perto de Manchester, onde ela tem um pé dentro da cidade e ao mesmo tempo toda a tranquilidade do interior inglês. Quando precisa de ideias, Helen sai com seu fiel companheiro de caminhadas, o labrador chocolate Earl. Aliás, o Earl é terminantemente proibido de entrar no ateliê da Helen. Ele pega pedaços de papel, às vezes coisas em que ela está trabalhando, leva pra fora e começa a mastigar! :D


Alguns dos trabalhos da Helen (que são os meus preferidos) são redomas de vidro com cenas feitas em papel dispostas em 360 graus. Você vai girando a redoma e vai vendo todos os detalhes da paisagem lá dentro! É fantástico!


Helen é muito requisitada pelo mundo da arte visual, e já fez de tudo um pouco: ilustrações para livros, pôsters, revistas... A foto aqui embaixo é da peça de teatro João e Maria, e a Helen fez o cartaz.



"Eu me considero com muita sorte de estar onde eu estou, fazendo algo que eu amo. E eu espero que isso transpareça em meu trabalho."


As coisas que ela faz são perfeitas, né gente? Dá vontade de ficar algumas horas olhando pras paisagens de papel dela!

A Helen faz parcerias com algumas galerias, onde expõe alguns trabalhos que também estão à venda. Pra comprar uma obra dela você também pode entrar em contato pelo site dela, só tem que escrever em inglês!


Gente, vocês não tem ideia de como foi difícil escolher as imagens pra esse post! É cada trabalho dela, que eu me sinto uma super heroína em ter separado só essas lindezas pra vocês! Mas na nossa página do Pinterest, no painel "Gente que inspira", estão essas e muitas outras imagens do trabalho da Helen Musselwhite! Visita lá, mas faça isso numa hora desocupada! Não olha com pressa não, porque você não vai conseguir parar tão cedo!


Se você gostou desse post sobre uma das minhas artistas favoritas das melhores de todos os tempos do mundo todo, faz um comentário lá embaixo falando o que achou do trabalho dela! Ah, e se cadastra aqui no site pra receber nossas prévias de posts semanais, pra você ficar por dentro de novidades sobre o mundo da arte como essa aqui!


Beijo beijo!

categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page