top of page

A história do Studio Ghibli

Oi gente!


Hoje eu vou contar a história de um dos estúdios de animação mais queridos do mundo, o Studio Ghibli. Devo falar também sobre a história do seu criador, o genial cineasta Hayao Miyazaki (pronuncia comigo: Rai-au Mi-a-za-ki). Ele é tipo o Walt Disney japonês, e tem tanta influência quanto o criador do Mickey nas terras orientais. A história dele é muito bacana... olha só:


HAYAO MIYAZAKI: O GÊNIO


Hayao nasceu em janeiro de 1941, plena guerra mundial. Por conta do tumulto envolvendo a guerra no Japão, ele se mudou diversas vezes com sua família quando era criança. Seu pai trabalhava numa empresa familiar que fabricava lemes de avião, e Hayao cresceu extremamente interessado em aviões.


Hayao assistiu sua primeira animação em cores no ano de 1958, no Japão, e de cara já gostou muito. Porém não investiu na carreira de animador logo. Preferiu cursar Ciências Políticas e Econômicas, e depois conseguiu um emprego na Toei Animation, uma das produtoras de animação mais influentes do Japão na época.


Enquanto trabalhava na Toei, muitas coisas importantes aconteceram na vida dele. Ele conheceu sua futura esposa, Akemi Ota, e seu maior parceiro de trabalho no futuro, o também animador na Toei Animation Isao Takahaka. Além disso, sua mãe ficou gravemente doente, e passou 9 anos de cama com tuberculose.


Depois de sair da Toei Animation, Hayao e Takahaka passaram por outras produtoras de animação, enquanto Hayao trabalhava em um mangá chamado "Nausicaa do Vale do Vento". Era a história de uma Princesa que, mil anos depois de um evento apocalíptico que quase estingue os humanos e deixa o planeta em condições deploráveis, precisa salvar o seu povoado de uma outra ameaça. Hayao publicou o mangá durante doze anos, mas no segundo ano, em 1984, produziu um filme com a história. Esse filme fez tanto sucesso no Japão que ele convidou seu amigo e parceiro Takahaka a fundarem um estúdio de animação juntos. E assim nasceu o Studio Ghibli em 85.


Uma curiosidade: Ghibli significa "o quente vento do deserto do Saara", e também é o nome de um avião de guerra.


NAUSICAA DO VALE DO VENTO


O primeiro filme Ghibli já começou fazendo sucesso. Foi lançado em 86, e conta a história de duas crianças que seguem pistas atrás de um castelo escondido no céu. Como o filme anterior, os japoneses lotaram as salas de cinema, e isso só serviu para confirmar o sucesso que era qualquer coisa que saia das mãos de Miyazaki.


LAPUTA - O CASTELO NO CÉU


Em 88, foi lançado o filme que é hoje a logo do Studio Ghibli: "Meu amigo Totoro". Eu já tinha ouvido falar há um tempo atrás desse filme, mas achei o título tão bobinho que achei que era um filme bestinha pra criança. Como eu me enganei quando o vi pela primeira vez! É um filme lindo, encantador, inspirador e maravilhoso.


MEU AMIGO TOTORO


"Meu Amigo Totoro busca ser um filme feliz e emocionante, um filme que permite que o público vá para casa com sentimentos agradáveis e alegres. Em que pais vão relembrar com carinho suas infâncias e as crianças vão começar a explorar matas e árvores para tentar encontrar um Totoro"

Hayao Miyazaki

É a história de duas meninas que se mudam com o pai para uma região rural do Japão, para ficar mais perto da mãe que está internada num hospital. Brincando no meio dos arbustos e das árvores, a caçula encontra o Totoro, um espírito da floresta gigante, fofo e felpudo como uma mistura de coruja com urso. A cena em que a Mei cai por um buraco na barriga do totoro e o vê pela primeira vez é muito linda e emocionante! Esse filme também contém elementos autobiográficos. A mãe das meninas no hospital foi inspirada na própria mãe do Miyazaki enquanto esteve doente.


Muitos filmes de sucesso e estouros de bilheteria depois, o Studio Ghibli fechou parceria de divulgação com a Disney, e foi nesse momento que os filmes começaram a fazer muito sucesso internacionalmente. A primeira animação depois de fechada a parceria foi “O serviço de entregas da Kiki”. É outro filme que pensei que fosse para crianças, mas nossa! Como eu amei ter engolido minhas palavras!


O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI


É a história de uma bruxinha que sai de casa e vai morar em outra cidade sozinha, como parte de seu treinamento para se tornar uma bruxa de verdade. Ela inicia uma jornada de autoconhecimento, em uma cidade estranha onde nem todos são gentis e compreensivos. Quando assisti esse filme, eu me vi muito na Kiki, porque estou passando nesse momento pela mesmíssima situação! O filme é incrível, e com certeza está na minha lista de top 5 do Studio Ghibli.


Nessa época, um acontecimento abalou o Studio Ghibli. Vários diretores e animadores trabalhavam no Studio além de Miyazaki e Takahaka, e um deles era Yoshifume Kondo. Ele era um grande amigo dos fundadores, tinha muito talento e era o mais cotado a levar o Studio adiante depois da aposentadoria deles. Porém, após dirigir um filme em 95, faleceu em consequência de um aneurisma. Acreditando que o aneurisma aconteceu em decorrência das longas horas e volume de trabalho, Miyazaki profundamente abalado se afastou por um ano do Studio. Quando voltou, deixou de lado o seu comportamento workaholic e diminuiu consideravelmente o seu ritmo de produção.


Agora com a divulgação dos filmes nas mãos da Disney, todos os filmes do studio eram vistos a aclamados mundialmente. “Princesa Mononoke”, de 1997, bateu ET – o extra terrestre no Japão, e ficou em primeiro lugar até que Titanic fosse lançado. Essa foi a primeira vez que Miyazaki anunciou sua aposentadoria, mas acabou voltando ao trabalho. Ainda bem!


PRINCESA MONONOKE


Em outubro de 2001, Foi inaugurado o Museu Ghibli. Com o lema “Vamos perder o nosso caminho juntos”, o Museu é um espaço em Tóquio onde estão expostas várias obras referentes à história da animação e ao trabalho do Studio Ghibli. No piso inferior, encontra-se histórias e algumas técnicas de animação, e ainda um pequeno auditório onde são projetados curtas feitos especialmente para serem exibidos no museu, com uma programação nova a cada mês. No primeiro andar, ficam exposições temporárias especiais, e também uma sala que simula um estúdio de animação, com desenhos, quadros de história, material de referência e mais para olhar. Também é mostrado o processo de criação de um filme de animação, a partir de esboços, storyboards, keyframing, coloração, pintura de fundo, etc. O museu ainda conta com um café, uma livraria, uma área para crianças de até 12 anos, uma loja de souvenir e um jardim na cobertura. Visitar esse lugar já está na minha Lista da Bota!


A VIAGEM DE CHIHIRO


Anos depois, em 2001, veio um filme extraordinário, e o primeiro a ganhar um Oscar! “A viagem de Chihiro” é um filme complexo, mas também delicioso de assistir, cheio de personagens controversos e imprevisíveis. Conta a história de uma menina de 10 anos de idade, que se muda com seus pais para uma nova casa. Porém, antes de chegar no novo endereço, a família erra o caminho e vai parar sem querer no mundo dos espíritos. Para criar a protagonista Chihiro, Miyazaki se inspirou na filha de um amigo que tinha acabado de conhecer. Olha, eu não vou mentir... É um filme mucho loco, mas maravilhoso!


Depois desse, vários outros filmes do Studio Ghibli foram indicados ao Oscar, mas nenhum outro ganhou até agora. O sucessor de Chihiro nas indicações da academia foi “O castelo animado”, que na minha opinião é o melhor mega blaster máster super ultra filme de animação de todos os tempos do mundo da história da animação inteirinha! :D


O CASTELO ANIMADO


É uma história de amor maravilhosa, cheia de sentimento e imperdível. Conta a história de Sophie, uma mocinha que foi amaldiçoada e se transforma em uma senhora idosa. Para tentar desfazer o feitiço, ela procura um feiticeiro que mora num castelo andante. Com a desculpa de trabalhar no castelo como faxineira, ela acaba se relacionando com os moradores e tendo contato com toda a magia e encantamento do mundo do feiticeiro Hawl, e acaba se apaixonando por ele! Esse é de longe o meu filme Ghibli preferido, super rico em detalhes e a história é encantadora.


Depois desse, dois outros filmes concorreram ao Oscar de animação: “Vidas ao vento” e “O conto da princesa Kaguya”.


O filme “Vidas ao Vento” foi um filme muito especial para Myazaki. Ele sempre foi apaixonado por aviões, e desde que fundou o studio, vários de seus filmes tiveram essa temática. Mas esse foi especial: é uma biografia ficcionalizada de Jiro Horikoshi, designer do avião de caça usado pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Esse filme é basicamente a história de um homem que, quando criança, tem um sonho de que construiu um avião e começou a voar pelo vilarejo onde morava. Desde que acorda, ele nunca mais esquece da sensação de voar, e direciona sua vida para aprender e trabalhar construindo aviões de guerra.


VIDAS AO VENTO

Quando assisti esse filme, tive a sensação de que Miyazaki colocou mais emoção e sentimento nele do que nos seus filmes anteriores. Ele então declarou definitivamente que esse seria o último filme que dirigiria. Já tinha falado isso algumas vezes depois do ocorrido em 95, mas parece que dessa vez o negócio foi sério. Creio que Miyazaki tinha não se aposentado antes porque ainda tinha que fazer um último filme sobre o que amava: voar.


Esse foi um dos últimos filmes do Sudio Ghibli. Em 2014, um dos produtores anunciou que o Studio entraria em um período de hiato de produção. Os fãs começaram a se desesperar acreditando que esse é o fim do Studio, porém nada foi decidido ainda.


“Sobre o que será do futuro do Studio Ghibli, não é absolutamente impossível manter a produção [de filmes] para sempre. No entanto, vamos dar uma breve pausa a considerar nosso rumo a partir daqui.”

Toshio Suzuki – produtor do Studio Ghibli

Não é a toa que todo mundo começou a se debulhar em lágrimas. Esse studio de animação não faz só desenhos comerciais, eles tem um negócio coisado diferente, que eu não sei explicar! Uma coisa que amo nos filmes de Miyazaki é que ele coloca muitos elementos interessantes nas histórias que conta. Ele gosta muito de trazer elementos do folclore japonês, crenças, magia e espiritualidade. A maioria das protagonistas são mulheres fortes, com caráter e opinião próprias. Ele também costuma criar personagens complexos, que não são só mocinhos ou só bandidos, e os “vilões”, apesar de fazerem coisas desagradáveis, passam por situações de redenção e são perdoados pelos protagonistas. Outra coisa que também é frequente são temas como ecologia e o relacionamento do homem com a natureza. Miyazaki também coloca coisas pessoais nas suas histórias, como a doença da sua mãe em “Meu amigo Totoro” e sua paixão por aviões em vários filmes de sua carreira. Todas essas coisas proporcionam profundidade às suas histórias. Acho que é por isso que elas são tão irresistíveis!


PERSONAGENS GHIBLI: AMO MUITO TODOS ELES!


Se você nunca assistiu nenhum filme Ghibli, entra no site Filmes Ghibli para assistir online. Esse site já faz parte da minha barra de favoritos! Eles tem a maioria dos filmes Ghibli disponíveis, inclusive aqueles que foram produzidos antes do studio ser fundado, e no site são chamados Pré-Ghibli. Aproveita e contribui com eles para que o site continue no ar, doando qualquer quantia. Vale muito a pena! Senão, onde vamos assistir os filmes se o site sair do ar?


Dá uma passadinha também pelo Studio Ghibli Brasil, um site feito pelos fãs brasileiros contando milhares de coisas sobre o studio: informações sobre amostras culturais, premiações e lançamentos de produtos e dvd's Ghibli no Brasil, novidades sobre o que os animadores do Studio tem feito, histórias, tudo! Eles estão bem atualizados, e oferecem bastante notícias sobre o mundo Ghibli.


Por último, se você gostou, comenta aqui embaixo! Me diz qual o seu filme favorito, e o seu personagem também! Se você ainda não tem um, vai correndo ver todos eles! Prometo que vai gostar!


Beijo beijo!



categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page