top of page

10 dicas para preencher a primeira página do caderno

Oi Gente!

Hoje vou dar dicas do que fazer em uma situação que todo mundo já passou: Olhar para a primeira página em branco de um caderno e pensar “e agora? Como eu começo?”.


Geralmente, quem prefere as coisas bem bonitinhas e organizadas, não gosta de colocar logo literalmente na “cara do caderno” uma lista de compras do supermercado ou uma receita de biscoito light que a gente achou numa revista e copiou pra testar em casa, né?


Não, a primeiríssima folha do caderno tem que ter alguma coisa especial, tipo a nossa primeira vez! Rsrs... desculpa, mas não achei nada melhor pra comparar! :D


Mas eu tenho certeza que você já sentiu aquele branco na hora de preencher essa página, e acabou passando e usando logo a página seguinte por falta de ideia do que fazer ali, ou simplesmente por medo de estragar, ou até pena de preencher.


Pois então, olha só essas dicas super legais pra nunca mais pular a primeira folha do caderno (note que quando eu digo caderno, pode ser um bloco de anotações, sua agenda, seu diário, o caderno que você leva pra escola ou faculdade... enfim, você escolhe!):


1- Coloque uma fotografia sua, ou do seu namorado (a), ou da sua família, ou do seu cachorro, ou de algo que você goste muito! Fica super pessoal, e você pode trocar a foto quando enjoar dela!

DICA: se quiser trocar a foto, cole ela na folha com washi tape por exemplo! Aí você vai poder tirar sem rasgar a página, e vai ficar decoradinho.


2- Peça pra um artista que você gosta fazer um desenho, uma arte ou caricatura sua! Fica muito diferente, e você não vai deixar pendurada na parede da sala. A arte vai com você pra todo lado!

DICA: eu pediria pra alguém fazer uma aquarela bem legal de algo que eu gostasse, já que é o meu estilo de pintura preferido.


3- Escreva uma oração, meditação, ou o lema da sua vida... qualquer coisa que descreva o seu estado de espírito quando você começou o caderno.

DICA: eu escreveria “Melhor usar pantufas do que tentar colocar tapete no mundo”. É uma frase budista, sobre tentar mudar o que não gostamos em nós mesmos ao invés de tentar mudar o que não gostamos no mundo inteiro, o que só gera decepção e estresse desnecessário.


4- Imprima um calendário do ano (se não for uma daquelas agendas onde já vem os calendários nas primeiras páginas). Pode ser útil quando você precisar se situar no tempo.

DICA: Você pode fazer a impressão daqueles freebies bem bonitinhos que as blogueiras fazem de calendários mensais, e ir trocando todo mês.


5- Escreva uma meta ou um objetivo. Isso ajuda a visualizar a sua missão todos os dias quando você abrir o caderno, e visualizar é um ótimo modo de se motivar e conseguir chegar onde você quer!

DICA: eu escreveria “Economizar para ir a Londres no fim do ano”, e ainda decoraria a página com o tema inglês!


6- Se você ganhou o caderno de presente de um amigo ou parente, peça para ele escrever uma dedicatória pra você, como se fazem com os livros presenteados.

DICA: você pode colocar junto da dedicatória uma selfie tirada com a pessoa que lhe deu o caderno.


7- Escreva uma frase bacana ou engraçada para começar o dia. Daquelas que a gente lê logo quando acorda e dá aquele sorrisão!

DICA: eu escreveria “Acorda pra cuspir!”


8- Se você gosta de desenhar, estampe a página com vários doodles, ou desenhe uma palavra ou frase de forma criativa.

DICA: eu escreveria um poema do meu poeta preferido, o Mário Quintana, mudando o estilo das letras em cada linha e fazendo uma arte tipo um pôster!


9- Se você for do tipo que não gosta que ninguém fuce nas suas coisas, coloque um aviso de perigo!

DICA: eu escreveria "Cuidado, dono brabo!"


10- Deixe em branco só um tempinho para que, quando o caderno estiver pela metade e você já esteja acostumado em escrever nele, você possa fazer um resumo sobre a utilidade dele pra você. Ou você pode fazer isso logo quando começar, se decidir que aquele vai ser um caderno temático.

DICA: se fosse um caderno onde eu anoto ideias pra não esquecer depois, eu escreveria: “Pequeno caderno de grandes ideias que vão mudar o (meu) mundo!”


Então, gostou? Espero que use essas dicas em todos os cadernos que começar a partir de agora! Nada de deixar em branco, hein!


Pra escrever esse post, eu me inspirei em um outro que achei no blog Darktea A dona desse blog, a Kate, é uma blogueira inglesa que escreve muita coisa sobre diários. Algumas dessas ideias que escrevi aqui eu peguei do post dela, mas a maioria eu criei. Dá uma passadinha lá se você quer ver mais ideias dela! Só uma coisa... o site dela está todo em inglês! A foto eu tirei do Instagram, do IG @mui_wyk. Achei bem legal a ideia de fazer um doodle com as palavras "FIRST PAGE"!


Espero que você tenha achado esse post prático e útil! Se você já preencheu primeiras páginas do seu caderno de um jeito diferente, conta pra mim nos comentários! Aproveita e me marca no Instagram com a hashtag #ohkatarinaolhaoqueeufiz. Vou adorar ver o que você está fazendo por aí!


Beijo beijo!



categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page