top of page

Guia básico: Materiais e ferramentas para fazer manualmente

Oi Gente!


Hoje eu resolvi compartilhar com vocês o meu jeito de trabalhar, mais precisamente as minhas ferramentas e os materiais que mais uso para encadernar. O meu objetivo é ajudar quem está querendo começar a trabalhar com manualidades, e muitas das ferramentas que eu uso para encadernar dá pra usar em vários outros estilos de artesanato também.


O SONHO DA MINHA VIDA É TER UM ARMÁRIO DE FERRAMENTAS ASSIM!


Quem já me conhece há mais tempo, antes de criar a Oh, Katarina!, sabe que eu já trabalhava com artesanato e manualidades. Na época em que eu atendia com o nome Papelada, eu fazia de tudo: convites, cadernos, caixinhas, embalagens, lembrancinhas, quadros... nossa, era muita coisa! Então eu fui colecionando uma quantidade enorme de material para conseguir fazer qualquer estilo de artesanato que as pessoas pedissem pra eu fazer. Muitas dessas coisas eu não uso mais hoje depois que comecei a fazer só encadernação, mas algumas que os encadernadores nem sabem que existem, eu ainda uso.


Vou falar aqui dos materiais básicos, aqueles que qualquer artesão precisa ter no estoque. Vou mostrar os melhores tipos e dar dicas sobre como manusear e o que é realmente necessário. Então vamos lá!


1. BASE DE CORTE


Começando pelo básico: a base de corte é uma placa que vem com as medidas já impressas nos dois lados: um lado com centímetros e outro lado com polegadas (essas são as duas medidas mais utilizadas no mundo). Isso é perfeito quando você quer cortar alguma corte com medida exata, sem ter que ficar riscando pontinhos ou risquinhos com a régua nas medidas que você quer cortar. A base de corte mudou a minha vida, e eu não consigo mais fazer nada sem ela!



Ela é feita de um material muito resistente, e é feita para proteger a sua lâmina quando você corta qualquer coisa em cima dela. Na hora em que a lâmina passa, ela abre uma fenda finíssima na base, mas depois de um tempo, ela vai se recuperando, e a fenda desaparece. Isso impede que a lâmina fique logo cega, e a mantém com um bom corte por mais tempo.


Existem vários tamanhos de base de corte. A3, A2... a minha é uma das maiores: A1. Se você não tem ideia do que é “A tanto”, pense numa folha de papel normal, dessas que a gente imprime as coisas. Esse é o tamanho A4. Agora, imagine que você pode desdobrar essa folha e ela fica com o dobro do tamanho: esse é o tamanho A3. À medida que você vai desdobrando a sua folha, ela vai ficando maior. Cada vez que você fizer isso, acrescente +1 ao seu A. Consegue imaginar o tamanho A1? No final das contas, fica mais ou menos com 90 por 60 centímetros. Essa é a minha. Quis bem grande porque sou espaçosa mesmo! :D


2. ESTILETE


Esse é um item indispensável na sua lista. Esqueça a tesoura, agora o estilete é que vai se tornar o seu melhor amigo. Para cortar coisas com precisão, facilidade e fluidez, não existe nada melhor.


Eu uso 3 estiletes: o vermelho é pra cortar papelão resistente, porque ele é mais ergonômico, e precisa de bastante força pra cortar esse material. O preto eu uso pra refilar o miolo dos cadernos, porque ele tem uma precisão melhor. o mais fininho é um estilete de precisão, e eu uso quando preciso recortar letras de papel, ou alguma outra coisa mais minuciosa que não conseguiria com os monstros.


Para sua comodidade, tenha sempre um daqueles estiletes monstros no seu estoque, daqueles grandes e pesados mesmo. São muito melhores de manusear, e se você vai cortar muita coisa, uma quantidade enorme de papelão grosso por exemplo, eu tenho pena da sua mão quando você terminar, se não estiver usando um estilete com ergonomia adequada. Você pode até ter uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER), e isso vai te impedir de trabalhar por vários dias. Portanto, esqueça aqueles estiletes da grossura do seu dedo mindinho! Quanto maior, melhor!


Uma dica: há um tempo atrás, descobri um jeito mara de quebrar a ponta do estilete quando ela já está ficando cega (sim gente, você quebra a ponta do estilete naquelas marquinhas inclinadas. Tem gente que nem tem ideia de pra quê elas servem!). Olha só esse pictorial:


Muito legal, né?



3. RÉGUA DE METAL


NUNCA use régua de plástico pra fazer artesanato. Na terceira vez que você passar o estilete, ela já vai estar toda comida, faltando pedaços. Sempre use uma régua de alumínio ou aço. Eu pessoalmente prefiro as de aço. Se você perceber bem, as réguas de alumínio que vendem nas papelarias são sempre um pouco tortas. Eu sou muito detalhista, então presto bastante atenção nisso. Pro seu trabalho sair perfeito, prefira investir um pouco mais em material e comprar uma régua melhor, do que economizar e fazer trabalho porco.

Dica: quando for comprar, sempre examine a régua minuciosamente pra ver se ela não está torta. Outra dica: tenha sempre réguas com vários tamanhos. Eu tenho 3 tamanhos (30 cm, 60 cm e 1 m) e estou sempre precisando das três!


Uma coisa muito bacana que inventaram é a régua antiderrapante. Ela vem com uma borrachinha na parte de trás, o que impede que a régua escorregue quando o estilete passa. Depois que eu comecei a usar essa régua, nunca mais quis saber de outra pra cortar com estilete!

Outra coisa muito bacana que a minha régua antiderrapante tem é a proteção para os dedos. Ela tem uma faixa rebaixada para segurar a régua que mantém os dedos longe do corte do estilete. Se achar uma assim, seus dedos agradecerão!


4. ROLINHO DE ESPUMA


Essa é uma ferramenta que todo mundo usa hoje em dia para fazer artesanato, e eu tenho que admitir que facilita muito a vida. Ao mesmo tempo em que o rolo deixa a tinta, cola (ou o que quer que você esteja espalhando) mais uniforme na superfície, também absorve o excesso se você exagera na dose. É só passar um rolinho limpo, pressionando um pouco na superfície molhada que funciona que é uma beleza!


Dica: tenha pelo menos dois tamanhos de rolinho. Alguns trabalhos precisam de mais delicadeza com pequenos espaços para arremates no acabamento, e outros de mais praticidade ao contemplar uma área maior com menos tempo e esforço.

Outra dica: Rolinhos com cabo de metal (como o de espuma amarela da foto) duram mais!


5. PINCÉIS


Ao invés do rolinho de espuma, muitas pessoas gostam de usar pincel para espalhar cola, tinta, tarará, tarará. Eu gosto dos dois, existem ocasiões em que sinto necessidade da maior precisão que o pincel me dá, e tem horas que gosto de mais rapidez para espalhar o que quer que seja.


Para encadernar, sempre uso dois ou três tamanhos de pincel. Os de pêlo branco são para espalhar cola. Eles tem o pelo mais duro e me dão mais firmeza pra espalhar cola extra forte, que é mais espessa que as outras. Os de pêlo preto são para pintar com tinta, o que de vez em quando preciso fazer.


Dica: eu já perdi dezenas de pincel endurecidos com cola, por não lembrar de lavar eles imediatamente após usar. Mas descobri um truque: mergulhe o pincel endurecido num vidrinho com álcool e deixe lá por algumas horas. Depois lave com água, e ele vai ficar novinho! Não é legal? :D


6. COLA CASCOREZ


Essa é a cola favorita dos artesãos. A versão PVA, que é a que eu uso, cola muito rápido e é super resistente, o que lhe rendeu o status de queridinha dos encadernadores. Existem outras marcas de cola PVA, mas essa é de longe a mais usada. Não tem cheiro, e é relativamente barata, se comparada a outras colas especiais para artesanato por aí.


Dica: essa é a cola que EU uso pra fazer os MEUS cadernos. Tem encadernadores que usam outros tipos de cola, e para cada tipo de artesanato que você escolher existe uma cola adequada. Procure se informar sobre isso antes de sair comprando qualquer cola branca escolar de papelaria por aí


Tem gente que usa CMC, que é um tipo de pozinho misturado com água, e depois adicionado à cola. Essa substância é utilizada na encadernação para deixar a cola mais liquefeita, e portanto, secar mais lentamente. Para quem mora em lugares secos e não quer uma cola que endureça dois segundos depois de sair do tubo, essa é a ideal. O CMC também é usado para proteger e fazer durar o livro por mais tempo. Porém, isso já é uma técnica mais usada por profissionais, que querem trabalhar de verdade na área. Por ser um material de difícil acesso, sugiro que você não enlouqueça atrás disso. Não é necessário!


7. TESOURA AMOLADA


Isso é básico, né gente? Ter uma tesoura boa, comprida e confiável em casa é essencial. Nada me dá mais raiva do que aquelas tesouras que você abre e fecha, abre e fecha e o fio não corta nem com a mulesta!


Dica: Tenha vários tipos de tesoura em casa... grande, comprida, de cabo ergonômico, pra papel, pra tecido, pra linha, de bico fino, de picote, de outros formatos cabulosos... um dia você vai precisar de cada uma delas!


8. CORTADOR CIRCULAR


Essa ferramenta é para quem trabalha com tecido. O cortador circular é igual aquele cortador de pizza com uma rodinha afiada que o garçom usa pra jogar a fatia no seu prato. É o mesmo principio. Você deve pensar que essa ferramenta é só pra quem tem frescura, e que você pode substituir pelo estilete fácil fácil... mas não é bem assim. Alguns tecidos, quando você põe a régua e vai passar o estilete, costumam engilhar antes que a lâmina comece a cortar. Isso não acontece com o cortador circular, que rola a lâmina por cima do tecido sem puxá-lo para baixo, o que garante um corte exato e limpo. Assim como o estilete, invista numa ferramenta ergonômica e confortável.


Esse meu cortador é meia boca. Não é ergonônimo e é ruinzinho... mas foi o que eu consegui achar quando me desesperei por um. Estou querendo investir em outro melhor.


9. DOBRADEIRA


Essa ferramente é a terceira mão do artesão! Ela é muito boa para dobrar, assentar, colar, amassar, vincar... enfim, ela faz de um tudo! Você só precisa aprender a usar com técnica!


Existem também vários tipos e materiais de que são feitas as dobradeiras: teflon, plástico, osso... Compre uma e veja se consegue se acostumar com ela. Senão, vá experimentando!

Tem mais um monte de ferramentas que eu uso, mas esse post já está longo demais! Por isso na semana que vem vou publicar a parte 2. Aí já vou listar materiais mais específicos, mais pra encadernação e scrapbooking.


Se você tem alguma dúvida sobre materiais e ferramentas, pode enviar que eu respondo com o maior prazer. Se você acha que faltou alguma coisa nessa lista básica, me conta que eu incluo na lista 2! ah, e não esquece de se inscrever no blog pra receber as novidades da semana!


Beijo beijo!

categorias

Queremos saber o que você achou do post. Deixe um comentário.

bottom of page